Para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera dos usuários da Unidade de Pronto-Atendimento JK (UPA JK), na sexta-feira (25/8), foi implantado o Ambulatório de Apoio para os atendimentos de menor complexidade. A unidade anexa à UPA JK, representa um avanço no atendimento de saúde local, proporcionando uma resposta ágil às necessidades médicas da população.
Dessa maneira, pacientes classificados como verdes e azuis (baixa gravidade) na triagem de risco da UPA JK estão sendo encaminhados para a unidade, onde recebem atendimento médico, medicação e exames, conforme cada caso, sem necessidade de nova classificação após o direcionamento.
Em visita ao anexo e à UPA, realizada nesta segunda-feira (28/8), a prefeita de Contagem, Marília Campos, conferiu de perto as instalações e o funcionamento do serviço, que está dando suporte à UPA JK, unidade que atende até 12 mil pacientes por mês, não só de Contagem, mas de outras cidades da região metropolitana.
“Aqui temos uma demanda muito grande. Em função disso, nós estamos tomando várias providências. A primeira foi esta unidade ao lado da UPA JK, que alugamos para atendimento de pacientes de baixa complexidade”, explicou em conversa com a população que aguardava atendimento, tanto no ambulatório quanto na UPA JK.
A unidade de apoio foi implantada baseada na experiência bem-sucedida da Unidade de Apoio Pediátrico, inaugurada em 18 de abril de 2023. Com isso, a Prefeitura de Contagem pretende desafogar a alta demanda da UPA JK e diminuir o tempo de espera dos usuários.
“Reconheço a importância de oferecer um atendimento de qualidade e ágil na área da saúde, e essa iniciativa do Ambulatório de Apoio é um passo significativo nessa direção. Nosso governo está comprometido em ouvir as necessidades da comunidade, solucionar cada vez mais os desafios e oferecer um serviço de saúde que a população de Contagem merece”, afirmou a prefeita.
Estrutura do ambulatório
O ambulatório conta com recepção, três consultórios médicos, uma sala de medicação rápida com capacidade para atender simultaneamente até cinco pacientes e uma sala de observação com três poltronas e uma maca. Além disso, há três banheiros para pacientes, uma copa para funcionários e uma área de espera com 34 cadeiras.
Com capacidade para atender de 100 a 120 consultas médicas, a cada 11 horas, o Ambulatório de Apoio tem previsão de funcionamento de oito meses a partir da inauguração (25 de agosto de 2023 a 30 de março de 2024). Durante este período, a eficácia do serviço será avaliada continuamente, ajustando-se conforme a demanda de atendimentos. “Esse aqui é um dos passos que é ampliar a oferta de consultas no período diurno, de maneira que desafogue a unidade e garanta um atendimento mais rápido, mais confortável e de qualidade para todos os usuários que procuram os serviços”, destacou o gestor do Serviço Social Autônomo (SSA), Eduardo Pena.
O Ambulatório de Apoio funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Um protocolo de decisão clínica será estabelecido, diariamente, a partir das 16h, no qual as condutas de alta ou transferência para a UPA JK serão definidas, garantindo uma transição segura para os pacientes.
Para a paciente, Márcia Teixeira, o atendimento no ambulatório superou as expectativas. “O atendimento foi excelente. Não demorou muito, fomos atendidas rápido. Gostei muito.”, contou.
O Ambulatório de Apoio fica na Clínica Mais Médicos, na rua Monsenhor Bicalho, nº 1.129, 2º andar, no bairro Eldorado. Os pacientes atendidos no ambulatório são referenciados pela UPA JK. Desta maneira, para atendimento, os usuários devem ir à unidade de pronto atendimento para triagem.
Ações estratégicas
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, destacou que a atual gestão tem feito grandes investimentos para diminuir a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. “Vamos estender o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que vai propiciar um melhor acesso da nossa população ao atendimento. Esperamos que com esse novo modelo a médio e longo prazo haja uma resolução definitiva para o problema de superlotação nas UPAs”, pontuou.
Na oportunidade, a prefeita Marília Campos reafirmou o compromisso com a saúde da população e informou que outras ações estão sendo realizadas em prol da requalificação das UPAs. “Fizemos um convênio com o hospital São José para fazer as cirurgias ortopédicas. Outra providência, nós vamos entregar em breve a UPA no Industrial, que vai atender pediatria e ortopedia. Além da ampliação do quadro de funcionários e as reformas das UPAs. Esse é o nosso compromisso, atendimento de qualidade, melhorando a vida dos nossos servidores e também dos nossos usuários”, finalizou.
Estudo
Uma análise realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que o maior quantitativo de procura dos usuários é classificado como “verde” pelo Protocolo de Manchester. Entre 65% e 70% da alta procura por atendimento são de usuários com menor gravidade.
Além disso, a UPA JK apresentou um aumento de procura pelos usuários, em que as fichas de entrada na unidade passaram de 10.064 registrados no SPDATA, em maio de 2022, para 12.287 registrados, em maio de 2023, representando um aumento de 18,09% no número de atendimentos.
Clique aqui e confira a galeria de fotos - Ambulatório de Apoio. Fotógrafo Ronnie Von/PMC
Clique e confira a galeria de fotos - UPA JK - Fotógrafo: Ronnie Von/PMC